Saúde

Alimentação e imunidade: como a dieta pode impactar a proteção do nosso organismo

Diante da atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muito se tem falado sobre os meios de prevenção, desenvolvimento de vacinas e tratamento para a doença. 
É fato que não existem alimentos capazes de combater o vírus, tampouco prevenir o seu contágio. No entanto, a nossa alimentação está intimamente ligada à nossa imunidade, o que é fundamental para nos proteger contra doenças. Para simplificar, podemos dizer que o sistema imunológico é uma barreira de defesa formada por células de diferentes tipos e funções, responsáveis por eliminar as ameaças de agentes infecciosos e invasores externos, como os vírus, bactérias e fungos. Quando esse sistema apresenta falhas, os anticorpos deixam de ser produzidos de forma eficaz e o corpo se torna mais vulnerável. Os grupos que possuem essa proteção mais fragilizada são crianças, idosos, gestantes e pessoas já debilitadas por alguma doença.
Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, é fundamental para manter esse sistema de defesa eficiente. Nossa maior concentração de vitaminas e minerais na dieta está presente em vegetais, como frutas, legumes e verduras. É recomendável dar preferência para frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, kiwi, que são ricos em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Os vegetais verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre, além de ferro, contêm ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, importantes agentes na defesa do nosso corpo.
Outro componente importante para imunidade é o ômega 3, presente em peixes, como salmão e atum, além de sementes como chia e linhaça. 
Recomenda-se, também, a inclusão das fontes de selênio e zinco, presentes nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim e semente de abóbora), leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha) e cereais integrais, como aveia e gérmen de trigo.
O consumo regular de lácteos pode colaborar com a nutrição das boas bactérias do intestino, que, por sua vez, também estão ligadas ao sistema imunológico. 
Vale a ressalva de que o nosso sistema imunológico depende de carboidratos como fonte de energia. Logo, dietas pobres em carboidratos e/ou muito restrita em calorias podem prejudicar a eficiência do sistema imunológico. 
Por último, e não menos importante, a hidratação: dê preferência à água e lembre-se de que o organismo se beneficia muito desse líquido, inclusive o sistema imunológico.
 

LEIA TAMBÉMAcidente Vascular Encefálico (AVE)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.