Você Pergunta

A Virgem Maria não tinha o pecado original?

Quem me pergunta é a Aparecida Nunes, de Osasco (SP). Aparecida, me acompanhe na reflexão que vou fazer em busca da resposta à sua pergunta. 

Primeiro, vamos entender o que é o pecado original. Todo pecado é um “não” a Deus. É uma recusa a uma proposta de Deus, que propõe ao homem um caminho para torná-lo feliz numa relação de amor com Ele, Deus, com a natureza e com os seus semelhantes. O homem prefere “ficar na sua”, usar a sua liberdade e buscar a felicidade por conta própria, dizendo um não a Deus e, às vezes, até negando a Deus.

É assim todo pecado. Foi assim o pecado original, isto é, o pecado de nossos primeiros pais lá no início da criação. E o pecado deles não consistiu, simplesmente, em comer uma fruta. O pecado deles consistiu em cair na tentação de buscar a felicidade sem Deus, de procurar discernir o bem e o mal sem os critérios de Deus, de serem “como deuses”, como lhes disse a serpente, que é o símbolo do mal. 

Aparecida, esse pecado original, por ter sido cometido pelos nossos primeiros pais, atingiu a sua descendência, ou seja, atingiu a todos nós. Esse pecado criou um abismo entre nós e Deus. E para restabelecer novamente a relação de amor entre Deus e nós é que Deus, que não desiste de nossa felicidade, nos enviou Jesus. Por seu sacrifício na cruz, Jesus se tornou ponte por meio da qual podemos de novo chegar a Deus e chamá-lo de Pai. Jesus instituiu o Batismo que nos lava do pecado original e – ô maravilha! – Deus de novo vem a nós e nos acolhe novamente como filhos e filhas.

Agora, Jesus veio a nós por Maria. E como Jesus é o Cordeiro sem mancha que tira o pecado do mundo, a Mãe do Cordeiro, que é Jesus, também foi preservada do pecado original por obra e graça de Deus e não por merecimento dela. É por isso que nós, católicos, invocamos Maria, Mãe de Deus, como Imaculada Conceição, ou seja, mulher concebida sem mácula, sem a mancha do pecado. Ficou claro, minha irmã? Que Deus abençoe você e sua família. 

LEIA TAMBÉMO que responder quando um evangélico pergunta: ‘Você quer aceitar Jesus’?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.