Comportamento

A pessoa certa na hora e lugar

Gostaríamos de ter o emprego desejado no momento em que mais precisamos, de sermos efetivamente chamados para ocupá-lo. Aguardamos a oportunidade de estar onde se precisa de alguém com nosso conhecimento e características pessoais. Sonhar deve estar ao alcance de todo ser humano; é uma atitude de otimismo que nos anima e impulsiona a crescer. Enfim, é bastante conhecido o desejo de muitos que trabalham: “ser a pessoa certa na hora e lugar certos”. Uma afirmação de esperança para muitos, mas de difíceis coincidências. 

Porém, não nos esqueçamos do poeta: “Quem sabe faz a hora não espera acontecer” (G. Vandré). O que você tem feito para estar nesta hora? E se ela chegar, você estará preparado? E se indicado, como se comportará nessa experiência da sua vida? São muitas as possibilidades que passam pela cabeça de cada um.

O mundo atual torna-se cada vez mais um espaço de comunicação e parcerias. Isso nos leva a uma palavra chave: trabalho em equipe. Uma equipe pode ser de três, cinco, dez... ou crescer ainda mais, chegando a se intercomunicar com outras, formando um grande conglomerado. Isso pode, e, de fato, assusta muita gente! Aí está um primeiro e importante segredo: você faz parte da equipe, isto é, do grupo de pessoas, do espaço que elas ocupam, dos horários divididos em atividades etc. Mas, você deve estar preparado para ser você! Ou seja, para cumprir a sua parte da melhor maneira que puder. Não por ser uma competição selvagem, mas porque “se cada argolinha se mantiver firme, a corrente não quebra”. 

Alguns autores sugerem que a confiança é fundamental para que você esteja comprometido com o seu trabalho. Esse é um comportamento que fará com que o medo de errar possa ser superado e leve a resultados melhores. A cobrança maior não vem do chefe, mas do seu querer em fazer o seu melhor. Estude, busque experiências e conselhos. Isso implica em evitar uma competitividade que desvia a concentração, aumenta a ansiedade e estresse, e, consequentemente, a chance de erro. 

Portanto, vamos ao seu comportamento pessoal. O ambiente urbano do século XXI é o mais propício para que você perca a sua concentração. Estamos rodeados de aparelhos, enviando informações (em boa parte inúteis ou que não lhe dizem respeito), que tornam quase impossível cumprir a programação desejada, ou se manter no caminho. Assim torna-se fundamental que, antes de tudo, você se programe em hora e lugar adequados, para ter claro de onde sair  e para onde chegar naquele dia. É bom pensar em um dia por vez. Diminui a angústia, e deixa de parecer impossível o que é perfeitamente realizável.  Tenha no seu local de trabalho o que realmente precisa. Nada de objetos e equipamentos desnecessários que poluem o local e desviam a atenção. É permitido um pequeno detalhe intimo: foto do filho, família, namorada..., que ajudam a lembrar por quem estamos nos esforçando. Olhe pouco, nas breves pausas que deverá fazer para descansar. Um “pit stop” é ótimo para reabastecer as forças: trocam-se os pneus, se injeta gasolina e voltamos a pista. Se o seu trabalho é mais físico ou intelectual, deverá saber diferenciar e dosar as pausas. Nos trabalhos pesados são mais necessárias, e deve-se ingerir líquidos e comer um pequeno lanche. Para atividades intelectuais, pode ser importante fugir do grupo por um tempo, para um local apropriado. Isso ajuda a concentração, a clarear ideias e reavaliar o seu trabalho, para escolher caminhos que serão levados à equipe.

Certamente, alguns terão mais facilidades para determinadas atividades que outros, variando com o sexo, a idade, a condição física, formação escolar, e mesmo com o humor e temperamento. De qualquer maneira, se cada um se esforçar e procurar recorrer a essas sugestões dos nossos especialistas, entre acertos e erros, estaremos caminhando para cima, onde todos da equipe ganham. A maior competitividade está dentro de você por melhorar, e, dessa maneira, a colaboração entre todos fortalecerá o grupo.  

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.