Cultura

100 histórias em preto e branco

Edições Loyola acaba de levar às livrarias o livro 100 histórias em preto e branco (contadas com todas as cores por sacerdotes), uma coletânea com cem textos, coligida por dois sacerdotes da Congregação dos Legionários de Cristo.

No livro de Jeremias está o compromisso (3,15) “Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos guiarão com clarividência e sabedoria”. Essa promessa é cumprida há mais de dois mil anos, pois o sacerdócio católico acompanha continuamente a humanidade e é testemunha ocular de histórias e fatos surpreendentes.

A vida do sacerdote é uma vida em preto e branco. O contraste contínuo entre a ação de Deus e as próprias limitações acompanha a cada sacerdote durante toda a sua jornada. Mesmo sentindo-se fraco, tem de sustentar os demais. Um cospe e o outro, logo em seguida, beija a sua mão. Conhece as suas próprias misérias, mas presencia com assombro as maravilhas que Deus faz por meio de suas próprias mãos.

No ano sacerdotal convocado pelo Papa Emérito Bento XVI em 2010, o site Catholic.net promoveu um concurso dirigido aos sacerdotes com o fim de reunir essas histórias, contadas por eles próprios. Foram recebidos aproximadamente mil relatos vindos de 78 países. “100 histórias em preto e branco” reúnem as narrativas mais significativas, como se fossem um quadro pintado a cem pinceladas, reproduzindo o verdadeiro rosto do sacerdócio católico; mostrando ao leitor como vivem e o que fazem esses milhares e milhares de sacerdotes desconhecidos, dos quais pouco se sabe, sejam eles das grandes cidades, dos vilarejos, dos hospitais, das escolas, de países ricos ou miseráveis...

 

Ficha técnica:

Autores: Padre Fernando David Morales Lugo e Padre Cassio Barros Neto
Páginas: 216
Editora: Loyola
 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.